Consciência Leve

Sugestões de séries e filmes com conteúdos leves porque a gente também precisa de uma pausa na luta

Carla Mateus
4 min readNov 12, 2020

Todo o ano é mesma coisa. É entrar o dia 1º de Novembro que os creators pretos tremem na base com os convites mais absurdos para “celebrar” o Mês da Consciência Negra, comemorado dia 20 de Novembro aqui no Brasil.

Além disso, o que mais vemos por aí são indicações de filmes e séries que contam a nossa história de luta e batalhas ao longo dos anos para sobrevivermos ao racismo. Mas é só sobre isso que queremos ser lembrados? O quanto somos fortes e passamos por todas essas adversidades? Eu pelo menos, não. Como vários creators já mencionaram, a pauta pode (e vai!) ir além do racismo. O que mais tem aí é preto falando de moda, beleza, saúde, entretenimento e afins.

E por isso, estou sugerindo filmes e séries mais leves e divertidos, porque a gente milita mas também descansa.

**Lembrando que o entretenimento vai muito além dessa lista e esses são só os meus preferidos.**

  1. A Fotografia (The Photograph — 2020)

Romanção com esse casal Issa Rae e Lakeith Stanfield que exala química nas telonas e olha pelo amor de Deus, fico fraca só de lembrar. A história se passa no passado e no presente com perspectivas diferentes sobre o amor. Black Love delicinha.

Tá disponível no Google Filmes por R$11,90

A Fotografia (2020)

2. Black·ish (2014/ -)

Série divertidíssima que acompanha a vida da família bem sucedida de Dre (Anthony Anderson) em Los Angeles, enquanto tenta manter a identidade dos filhos (e a própria) diante de uma comunidade em sua maioria branca. Tem umas piadas muito boas mas também tem muita conscientização do lugar do preto dentro de uma agência de publicidade.

TODOS os atores dessa série são incríveis e não tenho preferidos. Ela foi escrita e produzida pelo Kenya Barris, que daqui a pouco volto a falar dele.

Tem disponível no Amazon Prime até a temporada 6 e a Sony transmite na TV a Cabo (nos horários mais nada a ver, devo mencionar)

Pôster promocional da 7ª temporada

3. Viagem das Garotas (Girls Trip — 2017)

Hilário! Filminho pra ver com as amigas (ou combinar de ver ao mesmo tempo, pois estamos numa pandemia por favor não se esqueçam) e talvez se elas forem maiores de 18 anos.

Tiffany Haddish entrega uma das melhores cenas e ainda conta com Regina King, Jada Pinkett Smith e Queen Latifah. Disponível na Netflix.

Viagem das Garotas (2017)

4. #blackAF (2020)

Lembra que eu falei do Kenya Barris lá em Black·ish? Pois bem, dessa vez ele protagoniza essa série na Netflix e você pode perceber muitas semelhanças com a família do Dre. Até atrevo a dizer que #blackAF é uma versão mais objetiva, em tratar assuntos mais sensíveis e até aborda alguns temas que talvez não seriam possíveis na série da Disney (black·ish é transmitida pela ABC lá fora).

Segundo Barris, essa versão da Netflix é uma versão exagerada da própria vida.

Como disse, disponível na Netflix.

#blackAF (2020)

5. Além dos limites (Love & Basketball — 2000)

Clássico filme de romance do início dos anos 00’s com os queridinhos do momento Omar Epps e Sanaa Lathan. A história fala sobre dois amigos de infâncias que tem em comum o amor pelo basquete. Ao longo do filme vamos acompanhando marcos importantes na vida deles, desde o 1º beijo até quando um deles consegue entrar na liga americana de basquete. Tem uns conflitos e o final nos deixa com o coração quentinho.

Eu amo. Não achei onde pode ser assistido infelizmente. =/

Além dos Limites (2000)

Rodada Bônus:

Acho que posso colocar aqui como indicação essas maravilhas da cultura pop, porque né, eu sou fã:

Homecoming: A Film by Beyoncé (2019/ Netflix)

Beyoncé registrou seu 1º show no palco principal do Coachella e sendo a 1ª mulher negra a conseguir isso eu só tenho a dizer: Muito Obrigada!!!

Rainha da minha vida

Savage X Fenty Show (2019–2020/ Amazon Prime)

Rihanna mostrando como um desfile de lingerie deve ser feito. Sem segredos (trocadilho proposital).

Please Savage Fenty COME TO BRAZIL

Black is King (2020/ Disney+)

Beyonce contando a história do povo preto de uma forma que só Beyoncé (e seus co-diretores) poderiam fazer. Aulas & Palestras (Sério, você vai precisar de aulas e palestras pra poder absorver a grandiosidade e significado desse filme).

Aproveitando, você já ouviu o episódio do FuhCast da gente falando sobre Black is King?

Vai dar pra ver no dia 20/11 já que a Disney+ chega aqui dia 17/11!!! :)

Todo mês é mês de militância, mas se permita relaxar. =)

--

--

Carla Mateus

Eu gosto de série e filme ruim, mas por favor não me subestime, ok?