Renaissance é vencedor do álbum do ano pelo Grammy 2023! (pelo menos aqui em casa)
Beyoncé quebrou recordes mais uma vez com a indicação do seu último álbum para o Grammy de 2023. A cantora atingiu recentemente a marca de 88 indicações, empatando com Jay-Z.
Logo após o debate se Renaissance deveria ou não competir nas categorias de Melhor Álbum Dance/ Eletrônica, as indicações do Grammy concederam à Beyoncé sua primeira indicação na categoria e chegando ao número de maior nomeações deste ano: 9 indicações ao todo, incluindo Álbum do Ano. Outro ponto que chamou a atenção de muitos, inclusive da compositora Diane Warren, foi a quantidade de compositores e colaboradores nas faixas.
Nomes como Drake, Raphael Saadiq, The Dream e Jay-Z são os mais conhecidos, mas a galera abaixo também merece a nossa atenção:
Labrinth
Mais conhecido por produzir a trilha sonora da série Euphoria, hit da HBO, Labrinth já trabalhou com Beyoncé em The Gift, na faixa “Spirit”. Além disso, já participou do projeto musical com Sia e Diplo, o LSD e em Julho de 2022 foi responsável pela trilha sonora do desfile de alta costura da grife Valentino.
Mais uma vez Labrinth concorre ao Emmy de Melhor Música e Letra junto a Zendaya por “Elliot’s song” e por “I’m Tired” em parceria com Zendaya e Sam Levinson, produtor de Euphoria. Ele contribuiu em “Alien Superstar”
Lucky Daye
Até seus 8 anos de idade, David Debrandon Brown só conhecia hinos da igreja e cantigas infantis. Ele já participou do programa de calouros, American Idol, em sua 4ª temporada (a ganhadora desta temporada foi Carrie Underwood).
Sua vida mudou totalmente em 2019 com o lançamento do seu álbum Painted que foi aclamado pela crítica musical e que recebeu 4 indicações ao Grammy em 2020. Em 2022, finalmente consegue o prêmio na categoria de melhor álbum de R&B progressivo, pelo EP Table for Two.
Na sua lista de composições, além de Beyoncé, Lucky já trabalhou com Ne-Yo, Ella Mai e Trey Songz. Em Renassaince contribiu em “Alien Superstar”.
Leven Kali
Leven Kali nem sempre tinha planos de entrar no mundo da música. Até seu 2º ano de faculdade tinha uma carreira promissora no golfe. “Eu gravitei em direção ao esporte, mas Deus tem um jeito engraçado de chutar você no caminho que você deveria estar.”
Em sua lista de produção/ composição, já trabalhou com Drake, Snoh Aalegra, Mahalia, Playboi Carti. Em Renaissance, Kali co-escreveu e co-produziu “Alien Superstar”, “Summer Renaissance” “Plastic off the sofa” e “Virgo’s groove”.
Tems
Esta é a 4ª indicação ao Grammy de Tems, (a 1ª mulher) artista nigeriana que despontou de forma global com a música Essence, onde participa com Wizkid e ganhou ainda mais notoriedade com a versão remix com Justin Bieber.
A sua lista de fãs se estende a Alicia Keys, Adele e Drake, que a convidou para a música “Fountains” de seu penúltimo álbum “More Life”. Este ano, além da indicação por álbum do Ano por Renaissance, Tems também foi indicada nas categorias Melhor Rap e Melhor Performance de Rap Melódico por “Wait for U” do Future que conta com a participação de Drake.
Tems colaborou em “Move”.
Grace Jones
Grace Jones, ícone da moda e da música, recebeu sua 2ª nomeação ao Grammy pela faixa “Move”. Sua 1ª indicação foi em 1984 para Melhor Álbum Visual por “Grace Jones: A One Man Show”
Syd
Já fez parte do grupo de rap Odd Future que também tinha a participação de Tyler, the Creator e Frank Ocean. É vocalista do grupo The Internet e e recentemente lançou seu segundo álbum, Broken Hearts Club.
Sua assinatura de músicas sensuais e românticas é facilmente percebida em “Plastic off the sofa” e esta é a sua 2ª indicação ao Grammy. Syd reancendeu a esperança de alguns fãs que estão no aguardo do material visual que ainda não tem data de lançamento. A artista postou em suas redes sociais uma imagem das flores de Beyoncé juntamente com um cartão que a agradecia pela participação do filme (os visuais?).
E aí, você acha que com esse time de peso Beyoncé finalmente leva o prêmio de Álbum do ano?